A teoria da abiogênese ou geração espontânea foi à primeira ideia proposta pela origem da vida e teve uma participação muito importante do filósofo grego Aristóteles. Naquela época, como Aristóteles influenciava o pensamento de muitas pessoas, e até de grandes cientistas, essa teoria foi muito aceita. Ela dizia que os seres vivos podiam brotar a partir da matéria orgânica.
Na década de 1860, Louis Pasteur realizou experimentos que derrubou essa teoria. Mostrou que o ar é uma fonte de microrganismos. Trabalhou com balões esterilizados onde colocou um caldo nutritivo. Depois aqueceu o gargalo, dando-lhe várias curvaturas. Ferveu então o líquido e ao arrefecer, os balões condensaram-se impedindo a entrada de micróbios. Verificou que nos balões não balões não aparecia nada. Partiu então os tubos de alguns balões e percebeu que havia germes, enquanto os intactos não.
Imagem 1 - Teoria da Biogênese
Com isso, surgiu a teoria da Biogênese, que é uma teoria biológica segundo a qual a matéria viva procede sempre de matéria viva. Segundo Carl Gustav Jung, a história do desenvolvimento das espécies se repete no desenvolvimento embrionário do indivíduo. Deste modo, até atingir certo grau de desenvolvimento em sua vida embrionária, o homem atravessa as formas anatômicas dos tempos primitivos. Ou seja, a vida não provém de materiais não-vivos, que era a proposição da geração espontânea A mesma lei vale para o desenvolvimento mental do indivíduo. Assim, sempre, segundo Jung, a criança desenvolve-se a partir de uma condição originalmente inconsciente e animal para o estado de consciência. O termo biogênese foi criado por Henry Charlton Bastian, para significar a geração da vida a partir de materiais não vivos, entretanto Thomas Henry Huxley escolheu o termo abiogênese e redefiniu biogênese como sendo a vida se originando de vida preexistente.
Imagem 2 - Teoria da Biogênese
Referências:
1. http://www.infoescola.com/evolucao/abiogenese-biogenese/
2. http://www.mundoeducacao.com/upload/conteudo_legenda/10e49b45dce1015283b333be2f3a497c.jpg
3. http://pt.wikipedia.org/wiki/Biog%C3%AAnese
0 comentários:
Postar um comentário